10 de fevereiro de 2007

Hoje decidi partilhar duas lendas...

A primeira história vem da antiga Pérsia: o deus do tempo, após ter criado o universo, apercebeu-se da grandiosa harmonia á sua volta, mas cedo sente falta de algo muito importante; uma companhia com quem desfrutar de toda aquela beleza.
Durante mil anos, ele rezou para conseguir ter um filho. A história não diz a quem ele pediu o filho, pois ele já era o todo-poderoso, unico e supremo; mesmo assim ele rezou, e acabou por engravidar.
Ao perceber que conseguira o que queria, o deus do tempo ficou arrependido, consciente de que o equilíbrio das coisas era muito frágil. Mas era tarde demais - o filho já vinha a caminho. Tudo o que conseguiu com a sua aflição foi que o filho que carregava no seu ventre se dividisse em dois.
Assim da oração nasceu Ormuzd (o Bem) e do arrependimento nasceu Arimã (o Mal) - irmãos gémeos.

A segunda história tem como base A Última Ceia de Leonardo da Vinci: ao conceber o fresco, da Vinci deparou-se com uma grande dificuldade, precisava de pintar o Bem (na figura de Jesus) e o Mal (na figura de Judas). Interrompeu o seu trabalho até encontrar os modelos ideais.
Certo dia, enquanto assistia à exibição de um coral, viu num dos rapazes a imagem perfeita de Cristo. Convidou-o então para ir ao seu atelier, e reproduziu os seus traços nos esboços.
Passados 3 anos , A Última Ceia estava quase pronta - mas da Vinci ainda não tinha encontrado modelo ideal de Judas. O cardeal, responsável pela igreja, comecou a pressioná-lo, exigindo que terminasse depressa o mural.
Depois de muitos dias procurando, da Vinci encontrou um jovem prematuramente envelhecido, esfarrapado, bêbado, por completo na sarjeta. Com dificuldades, os assistentes de da Vinci, levaram o bêbado até a igreja, pois não havia tempo para esboços.
O mendigo sem entender bem o que estava a acontecer, era mantido em pé pelos assistentes.
Quando da Vinci terminou, o mendigo, já um pouco mais sóbrio disse:
- Eu já vi este mural antes!
- Quando? - Perguntou surpreso da Vinci.
Há 3 anos atrás, antes de perder tudo o q tinha. Numa época em que cantava num coro, tinha uma vida cheia de sonho...

O Bem e o Mal têm a mesma face, tudo depende apenas da época em que nos cruzam o caminho.

Sem comentários: