20 de junho de 2007

Vida de estudante... essa maravilhosa vida!


Venho aqui demonstrar desde já a minha irritação perante todos aqueles que se atrevem a dizer coisas do género: “És estudante? Aproveita pois são os melhores anos da tua vida!” ou do género: “Que saudades que eu tenho do meu tempo de estudante, dava tudo para voltar a esses tempos”. Pois é, lamento informar a essas pessoas que o que foi, não é mais, ou então não frequentaram a mesma faculdade que eu!

Ser estudante é o mesmo que ter vida de cão. Ter que saber embrulhar e guardar no bolso a arrogância de certos professores, ter que viver agarrado aos livros, sem qualquer tipo de horário fixo (hoje comecei a estudar as 9h e só parei as 23h, com pouco mais de 1h30 para almoçar e jantar!), deitar e ter pesadelos com exames e projectos, acordar e começar o dia stressado com o trabalho, fazer directas a estudar e para cúmulo, no fim do mês a carteira continua tão vazia, tal quanto o resto do mês. Como se não fosse suficiente, ainda tenho que pagar (1088€ de propinas + livros + fotocopias + refeições) para poder estudar. Digam-me lá agora que é que isto tem de bom? Quando se trabalha, por mais trabalho que se traga para casa, não tem que trabalhar 12h por dia, e se trabalharem, no final do mês sempre recebem um ordenado que dá para sustentar a vossa independência, sim, porque eu como estudante ainda tenho que estar condicionado ao belo do autocarro comunitário e a casinha da mamã e acreditem que eu sou daqueles que morre de ansiedade por me ver fora de casa dos meus pais! Além que, eu como estudante não tenho fins-de-semana, para mim todos os dias são segunda-feira, enquanto quem estudou e trabalha, geralmente tem um emprego que lhes garante 2 dias de folga por semana, o que permite dar uma volta pela noite, beber um copo, jantar fora, etc… enquanto eu, se tiver um dia de folga, não tenho dinheiro para esses caprichos.

Eu acho que o mal dessas pessoas que se dirigem a mim com este tipo de afirmações, é terem mentalidade de cotas, pois se fossem mentalmente jovens tenho a certeza que arranjavam tempo para uma farra qualquer, para aquele tipo de farra que insinuam que eu faço e eles não!

Eu sou estudante universitário há 5 anos e meus caros amigos, se isto é os melhores anos da minha vida, espero não passar dos 26 anos!

Também tenho que assumir que não me encontro na faculdade mais empolgante, e que o único ensinamento que consegui tirar de lá, é que para se tirar um canudo com excelente distinção no mercado de trabalho é preciso penar, e penar muito, ter uma verdadeira vida de cão, alias não ter vida nenhuma, por isso, de todo, evitem fazer citações das do género que escrevi no início.

Para terminar, desculpem-me a honestidade e a arrogância, mas até dia 24 de Julho, eu espero que chova picaretas e canivetes todos os dia! Sempre diminui um pouco a minha frustração e evita os desnecessários convites para ir para a praia ou para a esplanada!

Hoje nem vi a luz do sol…

1 comentário:

Sophie disse...

Posso assinar por baixo?? Lol

concordo plenamente.

Sem nada a acrescentar, a não ser confirmar que a "outra vida", a do trabalho, parece ser bem melhor...ha pouco descanso, mas o que há é pleno e dedicado unica e exclusivamente ao que nos apetece...

Também vais ter esse merecido descanso... wait and see...

Bjs