28 de maio de 2007

My precious! - Uma história bem "tuga"!



Caros leitores, não se deixem enganar pelas aparências. Estava eu no caminho de volta ao meu lar quando tudo aconteceu. Como de costume entrei no metro do Saldanha. O cais parecia mais vazio que o normal, e quando o metro chegou apenas havia algumas pessoas de pé (incluindo eu). Dispôs-me no corredor que é formado pelos bancos. Já perto da estação do Campo Pequeno, a senhora que estava sentada a minha frente levantou-se para sair e eu, que até costumo viajar em pé, decidi sentar-me. Comecei por tirar a mochila das costas, e no momento em que já estava a flectir as pernas para me sentar deparei-me com a situação, no mínimo caricata, de uma senhora de idade já sentada no lugar, que eu supostamente iria ocupar.

Pois é meus caros leitores, a senhora, certamente já octogenária, de aparência frágil, havia mirado o “meu spot” do outro lado da carruagem, e destemidamente, largou a bengala para o alto e lançou-se num passo extremamente veloz em busca do “seu” precioso lugar.

Eu fiquei pálido com tamanha ousadia, para não dizer mesmo cara-de-pau, que aquela aparentemente inocente senhora de idade teve. No final, ela ficou a olhar para mim com um ar como que a dizer, “Querias, não querias? Mas é meu” , o que me deixou realmente assustado.

Já a chegar a Entre Campos, lá consegui arranjar o “meu” banco e confortavelmente instalado, via o metro chegar ao Campo Grande, e como é usual nesta estação, saiem 50 pessoas e entram 100, isto por cada carruagem, e é no momento em que as portas se abrem que se dá a grande batalha. As 50 pessoas que saiem dão origem a 40 lugares sentados, e das 100 que entram, 99 ambicionam esses 40 lugares. A matemática é simples, 40 – 99 = -59, o que significa que 59 pessoas ficarão em pé (números não oficiais). É um pouco como o jogo das cadeiras, há 4 cadeiras para 5 pessoas, e elas andam à volta dessas cadeiras, até alguém apitar e elas desatarem-se a sentar. O que ficar de pé é o que perde. Neste caso, esse jogo é desenrolado nas portas das carruagens. É um embate titânico, diria mesmo épico. As pessoas que saiem do metro, com pressa para garantirem um lugar sentadas no autocarro versus aquelas que tentam alcançar um lugar sentado no metro (é preciso tomar em conta que do Campo Grande à estação final são 5 minutos). O vencedor é aquele que consegue empurrar mais e deixar menos pessoas saírem… é fácil.

Perante tal cenário, decidi brincar um pouco com a situação, e tomei a iniciativa de oferecer o meu lugar de bandeja, sem saber que momentos depois iria estar arrependido. Assim que pensei em ceder o lugar senti que dezenas de pessoas olhavam para mim como que a pressentir o que eu ia fazer. Assim que fiz o primeiro movimento as pessoas começam a fluir para a minha zona, e antes mesmo de eu ter as pernas esticas, um senhor, também já com uma certa idade, sorrateiramente apareceu pelas minhas costas dando-me um pequeno empurram, haviam de ver o desalento expresso na cara dos outros viajantes que iam de pé, e a cara de satisfação do senhor, que havia conquistado o lugar (mais uma vez é de ter em conta que estávamos a 4 estações da estação final.

Pois é, é preciso ter muita atenção quando andamos nos transportes públicos, e quando uma pessoa de idade se aproximar de vocês e fizer aquela carinha de pessoa com dificuldades de locomoção, não cedam o vosso lugar, pois essas pessoas, sexagenárias, septuagenárias e por ai em diante, são verdadeiras aves de rapina, no que toca a conquistar lugares sentados nos transportes. Eles não terão piedade de vocês…

Só não sei como é que ainda não houve nenhum idiota, a cobrar os passes mais caros se se quiser viajar sentado… estava milionário…

2 comentários:

Sophie disse...

LOLOL

Personagens destas há por aí às "paletes"... e então quando começam a tentar meter conversa com a respeitável coleguinha do lado, tendo alguém jovem por perto(merecidamente sentado por umas qtas horas em pé num laboratório) e iniciando a respectiva conversa por qualquer coisa como "a juventude de hj não tem respeito por ninguém...eu ainda sou do tempo em que...."...como quem diz "Sim, é mesmo para tu jovenzinho, aí comodamente sentado, não me estas a ouvir? Eu quero-me sentar...vá, salta daí..."

Eu, das poucas vezes que actualmente ando de metro constato que se torna uma verdadeira aventura, em todos os aspectos...

Enfim...

***

Coisas da Vida disse...

isto sim é uma história mesmo 'tuga'. Bem até me assusta aquilo que me vai esperar no meu futuro próximo em que terei de recorrer a esse transporte diáriamente. Bah...que vida!!!